02 novembro 2019

Vamos Falar sobre Linguística ?

Você aluno do médio ou fundamental II , já ouviu falar de linguística ? 
Bom eu sempre estudei em escolas publicas e nunca tive conhecimento dessa disciplina. O que eu posso fizer é que estou simplesmente apaixonada por ela. 
A linguística é a matéria que fala sobre a FALA.
Nos explica a historia da fala, aborda a linguagem desde muito antes da idade média. E já desta época se diferenciava a linguagem de um culto estudioso, com a da simplice social. Pois como bem sabemos não é mistério algum que a bem menos de um século atras não chegava a todos a oportunidade de estudar, e nem tão pouco famílias que induzissem seus filhos a isso. 
E assim surgiu o termo Variação Línguistica, como bem sugere o nome se trata das variações de uma mesma língua (idioma) falada de forma diferente. Nosso Brasil gigante é um polo de variações ´rsrs
vamos ver quais são ? 
  1. Variação Histórica - chamada de DIACRÔNICA
    defini-se pelo uso de palavras consideradas antigas, e que já cairam em desuso de massa pública.
  2. Variação Regional - chama-se DIATÓPICA
    refere-se a varição na pronuncia, morfologia e sintaxe do vocabulário de acordo com a região do falante.
  3. Variação Social - DIASTRÁTICA
    considera o registro da fala de acordo com a camada social e cultural do indivído, nao se prendendo somente a isso mais tambem á escolaridade, faixa etaria, gênero e profissão (como a linguagem diferente, e muita vezes desconhecidos por nos, dos termos médicos e/ou científicos.)
  4. Variação formal/informal -  DIAFÁSICA
    se refere ao grau de formalidade na fala de acordo com a situação comunicativa, lugar ou a necessidade de registrar um texto ou fato. 
  5. Variação Oral/Escrita - DIAMÉSIA
    sobre essa variação podemos afirmar que se refere a diferença de se passar um mesma "mensagem". quando reproduzimos um texto oralmente  temos a oportunidade de dar enfases, mudar a entonação, fazer gestos e expressões faciais. Tudo para que o receptor compreenda da melhor forma e se intere do que é falado. No texto escrito, temos que nos esforçar para passarmos da melhor forma a realidade dos fatos de forma que alcance todos os recptores.
Então são essas a variações que temos, as quais abrangem uma enorme massa de diferenças na fala, na lingua, na escrita e na linguagem do leitor/recptor e orador/escritor. 

Espero que gostem, que seja util para tirar dúvidas, ou ao menos util para quem nunca tinha ouvido falar nessa matéria, mas que ao ler esse pequeno resumo pode perceber que muitos desses ítens estão presentes todos os dias na nossa comunidade. 

Você pode entrar em contato comigo atraves do meu e-mail: nmunstein@gmail.com 
Beijos !   



Nenhum comentário:

Postar um comentário